A Torre Centum Cellas antigamente também chemada de Torre de São Cornélio é um curioso e singular monumento lítico situado na fregesia do Colmeal da Torre, concelho de Belmonte. Actualmente as ruínas, têm, despertado as atenções de todos, suscitando as mais diversas teorias e gerando-se à sua volta as mais variadas lendas.
Umas dessas tradições refere que teria sido uma prisão com cem celas, daí derivando o nome Centum Cellas, onde teria estado cativo São Cornélio, razão porque também é conhecida pelo nome de Torre de São Cornélio.
Torre Centum Cellas
Carta Arqueológica
1-
Designação – Casal da Poeja
Tipo de Sítio – Casal rústico
Período – Romano
Local – Poeja, Maçaínhas
Descrição – Numa plataforma de encosta no vale de uma pequena linha de água, reconhecem-se alguns fragmentos de cerâmica de construção (tegulae e imbrices), cerâmica comum doméstica e mós circulares, distribuídos por uma área com cerca de 2000 m2 de terreno.
2-
A Quinta da Fórnea é um conjunto de ruínas romanas que remonta o século II. Localizada entre Belmonte e Caria, foi descoberta recentemente aquando da construção da A23 em 1999.
As escavações revelaram várias peças romanas, pelo que se supõe, ter sido uma propriedade habitada por uma família e criados. Esta estava construída com várias divisões, algumas delas ainda bem definidas.