Belmonte está implantado na margem esquerda do rio Zêzere, em plena Cova da Beira, no sopé da Serra da Estrela. A vila instalou-se na morro granitico da Serra da Boa Esperança e estendeu-se ao longo dele para Sudoeste.
GPS: 40º21'546''N;7º20'895''O
620 mts de Altitude
COMO VIAJAR ATÉ BELMONTE
DE LISBOA
Apanhe a A1 (direcção Norte).Em Abrantes, vire à direita e entre na A23. Siga sempre na A23 até à saída de Belmonte. Siga para Belmonte.
DO PORTO
Apanhe a A1 (direcção Sul). Em Albergaria siga para a IP5 até à Guarda. Entre na A23 (direccção Lisboa).Saia na saída 33 - Belmonte. Siga até Belmonte.
DE COIMBRA
Dirija no IC2 (direcção Norte). Vire à direita para o IP3. Vá em direcção a Mangualde. Nesta Vila apanhe o IP5 até à Guarda. Entre na A23 (direcção Lisboa). Saia na saída 33 - Belmonte. Siga até Belmonte.
DE AUTOCARRO
Consulte https://www.rede-expressos.pt
DE COMBOIO
Pode sair nas estações de Guarda ou Covilhã Consulte https://www.cp.pt
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Província da Beira Baixa, distrito de Castelo Branco, NUT da Cova da Beira, Comarca da Covilhã, Bispado da Guarda. O Concelho de Belmonte divide-se em cinco freguesias: Belmonte, Caria, Colmeal da Torre, Inguias e Maçainhas. Conta com outras povoações, tais como: Gaia, Carvalhal Formoso, Malpique, Monte do Bispo, Olas, Trigais, Belmonte Gare, Quinta Cimeira e Quinta do Meio.
ÁREA
133.24 Km2
ACESSIBILIDADES
Através da rede Nacional de Estradas, nomeadamente pela E.N.18, pela A23, Caminhos de Ferro.
GEOGRAFIA
Nas faldas da Serra da Estrela, o concelho de Belmonte localiza-se no extremo Norte do vasto Distrito de Castelo Branco, mais concretamente numa depressão denominada de Cova da Beira, onde se forma o curso médio do Rio Zêzere, do qual os cursos de água do concelho são subsidiários.
GEOLOGIA
Geológicamente, é constituído por solos essencialmente graníticos, cujos subsolos são ricos em cassiterite, em urânio e estanho.
CLIMA
No que respeita ao clima, poderá ser considerado temperado, mediterrâneo de feições continentais, com Verões quentes e curtos, e Invernos frios e prolongados. A precipitação regista valores consideráveis durante o Outono, o Inverno e a Primavera, sendo escassa no Verão.