O Parque Natural da Serra da Estrela, localizado a poucos Km de distância do concelho de Belmonte, é marcado por maciços rochosos de granito, xisto e xistograuvaquicos e vestígios de antigos glaciares, e a elevada altitude e localização do parque natural tornam-no um dos locais de Portugal continental com maior queda de chuva, neve, granizo e orvalho.
A importância desta área faz com que seja Reserva Biogenética. Em 2000, foi designada uma área de 88 295 hectares como Sítio de interesse biológico e passou a integrar a Rede Natura 2000. Com valores naturais relevantes, incluindo algumas espécies de flora únicas no país, nos animais destaca-se o lobo (Canis lupus), o javali, a lontra, a raposa (Vulpes vulpes), a lagartixa-de-montanha (Lacerta monticola monticola), a geneta (Genetta genetta) e o coelho-bravo-europeu (Oryctolagus cuniculus) entre outros.
Entre as diversas atividades que tem para oferecer, o parque tem percursos pedestres assinalados e um centro de interpretação. Nas atividades económicas é notificante a importância do queijo Serra da Estrela e da única estância de ski no país.